Em uma ação inovadora para modernizar as operações de satélites, a Space Force adotou uma abordagem colaborativa com pequenas empresas comerciais. Ao se afastar dos contratos tradicionais de defesa, o Escritório de Capacidades Rápidas do Espaço formou um consórcio de 20 pequenas empresas especializadas em diversos campos técnicos, com o objetivo de reestruturar os sistemas terrestres para conscientização do domínio espacial.
Dentre o diversificado grupo de empresas envolvidas, estão jogadores notáveis como Aalyria, focada em software de gestão de rede de satélites, e a Infinity, especializada em engenharia de sistemas. Essa parceria estratégica permite que a Space Force aproveite uma ampla gama de conhecimentos para aprimorar a resiliência e as capacidades das operações de satélites.
O novo programa, denominado programa de Comando e Controle Rápido e Resiliente (R2C2), prioriza agilidade e inovação na entrega de infraestrutura terrestre para satélites manobráveis. Ao aproveitar a mentalidade de entrega rápida de startups e pequenas empresas, a Space Force visa acelerar a implementação de sistemas operacionais, garantindo que estejam alinhados com as necessidades em evolução do Comando Espacial.
Através de lançamentos regulares de novas capacidades e estreita colaboração com desenvolvedores e operadores, o programa está preparado para transformar a forma como os sistemas terrestres são implantados e operados. Com foco em requisitos operacionais em tempo real e prazos de entrega acelerados, a Space Force está abrindo caminho para uma abordagem mais ágil e responsiva para as operações de satélites.