O legado de James Keys Wilson e as obras-primas góticas de Cincinnati

8 Outubro 2023

James Keys Wilson, o primeiro arquiteto conhecido nascido em Cincinnati, foi o líder em sua profissão na cidade entre 1850 e 1870, quando projetou alguns dos edifícios mais impressionantes de Cincinnati1. Embora ofuscado por Samuel Hannaford e James W. McLaughlin em reconhecimento entre os arquitetos de Cincinnati, Wilson foi altamente considerado em seu tempo. Ele foi particularmente conhecido por implementar o estilo gótico revival em Cincinnati1.

O Templo da Rua Plum

Construído para a congregação K.K. B’nai Yeshurun a pedido do rabino Isaac Mayer Wise, fundador do judaísmo reformista americano, o Templo da Rua Plum (também conhecido como Isaac W. Wise Temple) é a obra-prima de Wilson12. O templo, localizado na 720 Plum St., apresenta um design impressionante em uma mistura de estilos gótico e mourisco, favorecendo este último16. O estilo mourisco e bizantino foi inspirado pelo palácio da Alhambra em Granada, Espanha, enquanto as rosáceas mostram a influência gótica16.

A Mansão Scarlet Oaks

Wilson projetou Scarlet Oaks, a imponente residência gótica na 440 Lafayette Ave. em Clifton, para George Krug Schoenberger, um rico fabricante de ferro, em 18671. Em seu tempo, era a mansão mais luxuosa de Cincinnati. Mais tarde, foi usada como um sanatório e atualmente é a comunidade de aposentados Scarlet Oaks1.

O Mausoléu Dexter e a entrada do Cemitério Spring Grove

O Mausoléu Dexter, projetado por Wilson em 1869 para a família de Edmund Dexter, o barão do uísque nascido na Inglaterra, é talvez o local mais fotografado em Spring Grove15. Foi inspirado na Sainte-Chapelle em Paris, em forma compacta, e possui os únicos arcos botantes em Cincinnati15. O primeiro andar é uma capela, e o nível inferior é uma cripta com 12 catacumbas1.

A contribuição de James Keys Wilson para a arquitetura de Cincinnati é inegável. Seu trabalho em estilos góticos e mouriscos deixou um legado duradouro na paisagem arquitetônica da cidade.

Hayley Quezelle

Emily Lautner é uma autora distinta nas áreas de tecnologia e fintech, com um foco especial na interseção entre inovação e finanças. Ela possui um mestrado em Tecnologia Financeira pela Universidade de Massachusetts, onde aprimorou sua experiência em tendências tecnológicas emergentes e suas implicações para o setor financeiro. A trajetória profissional de Emily inclui uma significativa passagem pela FinTech Solutions Inc., onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias que aproveitavam tecnologias de ponta para aprimorar os serviços financeiros. Seus insights são frequentemente apresentados em publicações líderes do setor, tornando-a uma voz procurada em discussões sobre o futuro das finanças e da tecnologia. Quando não está escrevendo, Emily é uma defensora da alfabetização financeira e costuma palestrar em conferências para capacitar outras pessoas com o conhecimento necessário para navegar pelo rapidamente evolutivo cenário fintech.

Don't Miss