Don Alexander Hawkins, um arquiteto de profissão e cartógrafo por paixão, cujo trabalho de detetive histórico ajudou a descobrir a topografia de Washington, faleceu aos 86 anos1. Hawkins, que era um democrata liberal, condenou a regra da minoria branca no sul da África e passou três décadas no think tank do Instituto Aspen2. Além de sua carreira em arquitetura, Hawkins era conhecido por seu amor pela cartografia, tendo desenhado um mapa da paisagem da cidade, que concluiu em 19915.
Hawkins começou a mapear aspectos da história inicial da cidade enquanto ganhava sua vida como arquiteto e professor. Ele lecionou na Universidade Católica da América entre 1985 e 1986, onde desenvolveu programas e ensinou um curso de Design Arquitetônico para o segundo ano do Mestrado em Arquitetura4. Sua paixão pela cartografia e pela história de Washington foi evidente em seu trabalho, que desvendou a topografia da cidade antes da urbanização2.
O legado de Hawkins é inegável. Ele era um residente de longa data e estudioso de Washington, D.C., e seu trabalho como cartógrafo e arquiteto deixou uma marca indelével na cidade6. Seu falecimento é uma grande perda para a comunidade de Washington e para o campo da arquitetura e cartografia. Seu trabalho meticuloso e sua paixão pela história de Washington continuarão a inspirar futuros arquitetos e cartógrafos.