Arquitetos de Houston compartilham suas opiniões sobre os melhores e piores edifícios da cidade. Enquanto muitos imaginam Houston como uma cidade definida por seus arranha-céus modernos e elegantes, sua história arquitetônica é muito mais rica e diversificada. Desde o charme histórico das casas vitorianas do Heights até as fachadas de vidro cintilantes do horizonte do centro da cidade, como o tribunal neoclássico do condado de Harris e o edifício Gulf inspirado no Art Deco, a arquitetura de Houston conta uma história de transformação1.
Hoje, a paisagem arquitetônica de Houston ostenta novos e inovadores designs, como o premiado edifício da Coleção Menil e o eco-friendly Buffalo Bayou Park Cistern, exemplificando o compromisso da cidade em preservar sua herança e abraçar o futuro. “Houston finalmente descobriu como transformar nossos bayous, espaços verdes e espaços intermediários em amenidades comunitárias e pontos focais, em vez de reflexões tardias”, disse Jake Donaldson, co-fundador da Method Architecture1.
O Real Deal conversou com Donaldson e outros dois arquitetos para descobrir quais são alguns dos edifícios mais marcantes da cidade, tanto bons quanto ruins, que ajudam a moldar o caráter arquitetônico em evolução da Bayou City. Jake Donaldson, co-fundador e diretor administrativo da Method Architecture, citou parques urbanos como seus espaços favoritos, incluindo Levy Park, Evelyn’s Park, Discovery Green, Memorial Park e Hermann Park. Ele descreveu esses espaços como celebrando a natureza e o ar livre, sendo gratuitos e cheios de uma diversa mistura de pessoas1.
Por outro lado, Donaldson nomeou o George R. Brown Convention Center como seu edifício menos favorito, criticando seu design estético de navio de cruzeiro. No entanto, ele reconheceu que a reforma e a revisão da paisagem e da paisagem urbana em 2016 foram uma grande melhoria1.
Melvalean McLemore, líder de design do Texas Studio na Moody Nolan, escolheu o Angel Share Charity Bar como seu edifício favorito, descrevendo-o como um espaço bonito e íntimo que combina perfeitamente com sua função. Seu edifício menos favorito é o Federal Reserve Bank of Dallas Houston Branch, argumentando que o design exterior não reflete bem sua função1.
Justin Taplet, ex-presidente de Houston da National Organization for Minority Architects, nomeou o Pennzoil Place como seu edifício favorito, descrevendo as torres não tradicionais como arquitetura icônica de Houston. Seu edifício menos favorito é a Memorial Hermann Tower1.
Essas opiniões variadas refletem a diversidade e a riqueza da paisagem arquitetônica de Houston, destacando a importância do design e da funcionalidade na definição do caráter de uma cidade.