Brasil promete continuar buscas de desaparecidos durante a ditadura

29 Março 2023

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil comprometeu-se na terça-feira a continuar a busca de pessoas desaparecidas durante a ditadura (1964-1985) e assim garantir a justiça e a memória das vítimas.

“Édever do Estado continuar procurando pelos desaparecidos. Não estamos lidando com o passado, não queremos prestar contas ao passado: estamos prestando contas ao futuro do país. Estamos estabelecendo uma forma de garantir a justiça e a memória”, disse Silvio Almeida, citado em comunicado.

Na terça-feira, o ministro brasileiro recebeu em Brasília em audiência mais de 150 familiares de mortos e desaparecidos políticos.

“Estamos em fase de reconstrução. Hoje, o evento é para essas famílias que nunca abandonaram seus entes queridos e lutam por reparação e justiça. Uma lealdade exemplar”, reforçou, de acordo com a mesma nota, o assessor especial de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, Nilmário Miranda.

Na segunda-feira, o Governo brasileiro lançou oficialmente em Brasília a “Semana do Nunca Mais”, através da qual procura preservar a memória das vítimas da ditadura para que a democracia seja mantida viva no Brasil.

Na próxima sexta-feira assinala-se o aniversário do golpe que, a 31 de março de 1964, derrubou o Governo constitucional de João Goulart e instalou uma ditadura militar que durou até 1985.

Para garantir que os acontecimentos desse período não sejam esquecidos, o Ministério dos Direitos Humanos organizou uma série de eventos e iniciativas para ajudar a preservar a verdade sobre aqueles que foram vítimas da ditadura e para reforçar a importância da democracia e da justiça social.

O restabelecimento da comissão de busca dos desaparecidos, encerrada na reta final do Governo Jair Bolsonaro (2019-2022) e uma marcha em São Paulo, em homenagem às vítimas da violência do Estado, fazem também parte das iniciativas que terão lugar esta semana.

Em março de 1964 o Brasil era governado por João Goulart. Acusado pela direita de ser comunista, sofreu a destituição através de um golpe de Estado.

Depois de movimentos no quartel, que se intensificaram no final de março de 1964, Goulart deixou Brasília e refugiou-se no seu estado natal, o Rio de Grande do Sul.

Apesar da sua presença no país, a oposição de direita no Congresso declarou a presidência “vaga” e nomeou Ranieri Mazzilli, presidente da Câmara dos Deputados, substituto “provisório”. O Parlamento, então, numa eleição no Senado e na Câmara de Deputados, entregou o poder ao General Humberto de Alencar Castelo Branco.

Essa eleição abriu um período de Governo militar em que a repressão era a norma, segundo um relatório da Comissão da Verdade publicado em 2014, que registou 434 mortes e desaparecimentos por motivos políticos e milhares de casos de tortura.

Como responsáveis pela tortura, o relatório identificou 377 agentes da ditadura que não puderam ser julgados devido a uma ampla amnistia emitida em 1979 pelo próprio regime, que beneficiou tanto o pessoal militar como os membros de grupos armados de esquerda.

Hayley Quezelle

Emily Lautner é uma autora distinta nas áreas de tecnologia e fintech, com um foco especial na interseção entre inovação e finanças. Ela possui um mestrado em Tecnologia Financeira pela Universidade de Massachusetts, onde aprimorou sua experiência em tendências tecnológicas emergentes e suas implicações para o setor financeiro. A trajetória profissional de Emily inclui uma significativa passagem pela FinTech Solutions Inc., onde desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias que aproveitavam tecnologias de ponta para aprimorar os serviços financeiros. Seus insights são frequentemente apresentados em publicações líderes do setor, tornando-a uma voz procurada em discussões sobre o futuro das finanças e da tecnologia. Quando não está escrevendo, Emily é uma defensora da alfabetização financeira e costuma palestrar em conferências para capacitar outras pessoas com o conhecimento necessário para navegar pelo rapidamente evolutivo cenário fintech.

Don't Miss

A hyper-realistic, high-definition image of the next major milestone in space exploration: the reveal of a new ambitious project by a leading private space company. The scene showcases a futuristic-looking, silver spaceship with a logo that resembles a grid of interconnected stars, symbolizing the unending links of communication. Surrounding the spaceship, engineers of diverse genders and descents are engaged in preparatory activities. Behind them, large screens display technical diagrams and countdowns. The entire setting reflects the tension and excitement of the imminent launch.

O Próximo Grande Salto da SpaceX: Revelando a Nova Missão Starlink

Em um avanço revolucionário para a tecnologia de satélites, a
Generate a realistic HD image that conceptualizes a newspaper headline. The headline reads 'New Study Shows Innovations in Medical Equipment Improve Patient Outcomes'. Surrounding the headline, show diverse elements to represent medical innovations like a futuristic stethoscope, an advanced patient-monitoring screen showing positive biometrics data, and a medical robot performing a non-invasive procedure on an African descent patient. Remember to maintain the vibe of a cutting-edge medical environment.

Novo Estudo Mostra que Inovações em Equipamentos Médicos Melhoram Resultados dos Pacientes

Num artigo de pesquisa inovador publicado em uma prestigiosa revista