Notícias

O descobridor de DNA, James Watson, despojado de honrarias sobre visões racistas.

James Watson, um cientista premiado com o Nobel e aclamado como um dos “Pais do DNA”, perdeu seus títulos acadêmicos depois de repetir visões racistas ofensivas que começaram a rasgar sua reputação mais de uma década atrás.

Watson, que foi premiado com o Nobel em 1962 por seu papel na descoberta da estrutura molecular da “dupla hélice“, foi citado em um documentário: “Há uma diferença na média entre negros e brancos nos testes de QI. Eu diria que diferença é genética “.

Não é a primeira vez que Watson é criticado por declarar esse tipo de crença.

Em 2007, Watson criou um furor depois que ele foi citado dizendo que ele era “inerentemente sombrio sobre a perspectiva da África” ​​porque “todas as nossas políticas sociais se baseiam no fato de que a inteligência dos eles (negros) é a mesma que a nossa”. não é realmente o mesmo ”

No mesmo artigo do The Times, Watson reconheceu que tais visões eram uma “batata quente”, mas disse que, embora esperasse que todos fossem iguais, “as pessoas que têm que lidar com funcionários negros acham que isso não é verdade”..

Em resposta, o Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) – o laboratório de pesquisa pioneiro que Watson liderou durante décadas distanciou-se dele.

“O Cold Spring Harbor Laboratory rejeita inequivocamente as opiniões pessoais infundadas e imprudentes”, afirmou a CSHL em comunicado.

“As declarações do Dr. Watson são repreensíveis, sem o apoio da ciência, e de modo algum representam os pontos de vista da CSH. O Laboratório condena o mau uso da ciência para justificar o preconceito.”

Racismo Científico

A ideia de que havia uma ligação entre raça e inteligência era generalizada na primeira metade do século XX, mas depois de avanços na genética, o consenso científico moderno rejeita qualquer ligação.

Aqueles que continuam a flutuar na idéia de uma conexão entre raça e inteligência são acusados ​​pela comunidade científica de se entregar à pseudociência e ao “racismo científico”.

O racismo científico foi uma das principais propulsoras do branqueamento racial no Brasil. Esta citação da Wikipedia resume tudo:

Simpatizantes da ideologia de Branqueamento acreditavam que a raça negra iria avançar culturalmente e geneticamente, ou até mesmo desaparecer totalmente, dentro de várias gerações de miscigenação entre brancos e negros. Esta ideologia ganhou o apoio da ideologia do racismo cientifico e foi um ato Darwinismo social, no qual foi aplicada a teoria de Darwin da seleção natural a uma sociedade ou a sua raça. Combinando essas duas ideias, o branco da elite da época acreditaram que o sangue ”branco” seria superior e inevitavelmente iria “clarear” as demais raças.

Hoje, há um consenso entre os cientistas de que raça é um construto puramente social, sem evidências que sugiram diferenças genéticas distintas entre indivíduos de diferentes populações.

Em um estudo de 2009, os dados genéticos do próprio Watson foram usados ​​para refutar a idéia de que havia uma conexão genética entre duas pessoas que eram brancas, em comparação com uma pessoa de ascendência asiática oriental.

Sem comentários