O estúdio britânico Zaha Hadid Architects projetou um arranha-céu de 330 metros de altura como parte do resort de esqui Trojena em Neom, na Arábia Saudita1. O projeto foi apresentado durante a conferência Cityscape em Riade, e o arranha-céu fará parte de Trojena, que está sendo planejado pelo estúdio alemão LAVA Architects1.
Localização e estrutura do arranha-céu
O arranha-céu será construído em uma montanha oposta à principal área de esqui, com vista para um lago artificial que será o centro do desenvolvimento de lazer1. As renderizações do arranha-céu mostram uma estrutura semelhante a um cristal, composta por várias colunas que se estreitam em direção ao pico1. Ele será conectado ao desenvolvimento à beira do lago por meio de um teleférico1.
Resort de esqui Trojena e Jogos Asiáticos de Inverno
O arranha-céu faz parte de Trojena, uma das quatro regiões de Neom que foram anunciadas1. Planejado pelo estúdio alemão LAVA Architects, a região contará com um edifício coberto por pistas de esqui, além de vários hotéis e outras atrações1. A Arábia Saudita sediará os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029 no resort Trojena, que está sendo projetado por Zaha Hadid, UNStudio, Aedas e LAVA2. O resort oferecerá esqui ao ar livre durante todo o ano e será o primeiro local no país onde o esqui ao ar livre será possível2.
O desenvolvimento de Trojena está sendo projetado por uma equipe de arquitetos de todo o mundo, incluindo o estúdio britânico Zaha Hadid Architects, a prática holandesa UNStudio, o estúdio internacional Aedas, a prática alemã LAVA e o estúdio australiano Bureau Proberts2. O plano diretor foi projetado pela LAVA, que também projetou um desenvolvimento em forma de túnel descrito como uma “vila vertical futurista dobrada” por Neom2. O resort é uma das 10 regiões em desenvolvimento como parte da região Neom da Arábia Saudita2.